segunda-feira, maio 15

Poema sem título...

Obrigada prima, por me teres deixado publicar isto aqui n’A Caixa!

Hoje no autocarro
Senti uma coisa estranha nas minhas costas.
Ao olhar para trás, no entanto, nada vi
Será que era a mão fria da morte?
E se eu fosse avisado que ia morrer hoje?
Entraria em pânico?
Ficaria aliviado?
Pensaria em todas as coisas que fiz?
Por outro lado, pensaria em todas as coisas que não fiz?
E se pensasse?
Se pensasse nas férias que não fiz por falta de dinheiro?
Ou do dinheiro que juntei a pensar numas férias que não chegariam?
E se pensasse nas coisas que sempre quis fazer mas que com medo do futuro não fiz?
Comer bolos,
Fazer amor sem preservativo,
Não fazer aquele exame chato,
Guiar um carro sem ter a carta de condução,
Atirar-me de um avião.
Não, isto por acaso nunca quis fazer
Mas hoje, depois de sentir aquele frio gelado, deu-me para isso.
E já que vou morrer porque não fazê-lo?
E faço-o.
E morro.
O pára-quedas não abriu, morri.
E se a minha morte fosse provocada por esta vontade louca de viver a vida que me restava?
De viver o meu último dia.
Ainda estaria vivo.
Ainda sentiria na minha mão a caneta que escreve estes versos.
Ainda estaria a fazer sentido. Porque afinal, a morte não o tem muito, ao sentido.
Aparece quando aparecer.
Não me vou atirar de um avião.
Não vou guiar sem carta,
Não vou fazer amor sem preservativo,
Não vou comer bolos.
E não vou sentir a mão fria nas minhas costas.


Catarina Poderoso

6 Comments:

At maio 18, 2006 10:45 da manhã, Blogger maresia_mar said...

Olá
pois deixaste-me a pensar e todas essas interrogações ficaram também no ar... Bjhs

 
At maio 18, 2006 11:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei imenso do poema embora o tenha achado em parte estranho. Peço desculpa por nao ter notado o nome da autora logo de inicio...o poema dá que pensar, embora nao goste do tema da morte, especialmente nao numa idade tao jovem. Nao tenho resposta para as perguntas que ele traz, especialemente nao hoje, quando tenho razoes para nao saber responder.

 
At maio 24, 2006 10:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

os meus parabens catarina... adorei o texto... faz questionar certas coisas... obrigada por estas palavras
bjinhos às duas

 
At julho 21, 2006 2:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 
At fevereiro 03, 2007 11:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

What a great site » »

 
At maio 20, 2007 8:33 da tarde, Blogger rock said...

Está lindíssimo!!! Para mim és e sempre serás GRANDE!!! :D jinhos*

 

Enviar um comentário

<< Home