domingo, abril 23

Dia Mundial do Livro


O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.

Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.

6 Comments:

At abril 23, 2006 11:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bem.. visto que "Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão" deixo aki uma sugestao de um livro infantil (claro)que eu A D O R O... "Sem rumo pelo mundo, Catarina e o urso" de Christiane Pieper, ed. Kalandraka.
Fica a sugestao..
bjinhosssssssssss

 
At abril 24, 2006 12:36 da tarde, Blogger Marco Aurélio said...

Eu ando vestido e armado com as armas de Jorge para que meus inimigos, não me alcancem , não me peguem, e nem em pensamentos possam me fazer mal. Este é uma adaptação de um trecho da Oração à São Jorge o santo guerreiro, padroeiro da Inglaterra, Portugal e outros países. Ontem foi comemorado, O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor". Como você disse, esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE e recebem em troca, UM LIVRO.

Que Jorge nos proteja nestes tempos difíceis.

Um abraço

Marco Aurélio

 
At abril 25, 2006 3:48 da tarde, Blogger Faroleiro said...

Muito bem lembrado. Eu desconhecia. Mas concordo inteiramente: devemos partilhar livros e flores, para podermos cultivar sentimentos. Muito bonita a tradição Catalã.

 
At abril 25, 2006 10:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dar 1 flor e receber 1 livro...excelente ideia mas so se for acompanhada do sorriso da pessoa a quem se da(embora pessoalmente prefira dar flores a qm amo e receber 1 beijo para alem do sorriso...)

 
At abril 26, 2006 7:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Desconhecia, esta tradição Catalã, mas sempre gostei de oferecer, Flores e Livros.Quando posso, quando quero, e a quem Gosto!

 
At fevereiro 22, 2007 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! top 50 online business schools Credit card internet payment processing Milf explorer . com Software html blackberry

 

Enviar um comentário

<< Home